Postado dia 18 maio 2011

O Que São os Íons Nos Cabelos e Para Que Servem?




Muita gente perguntando no Studio sobre os famosos "Íons". Para que servem? O que são? Qual a finalidade dos mesmos nos fios? Estragam? Ajudam? Para retirar algumas dessas duvidas, eu aqui do Cabelos e Sonhos resolvi editar essa matéria com carinho para deixar os leitores do Blog afiados sobre a questão. Vamos lá.


Para quem já ouviu falar em Íon, ou estudou em química, sabe que são moléculas ou átomos que ganharam ou perderam elétrons. E ao perder ou ganhar carga essa molécula/átomo fica positivamente ou negativamente carregada. E qual o efeito disso? É que quando os cabelos estão com mais cargas negativas, "ânions" os fios tendem a ficar mais arrepiados, mais "altos".

O ideal é que os fios estejam balanceados, com cargas positivas e negativas. O que acontece é que por causa de químicas ou por ações mecânicas continuadas (escovas, pentear os fios, secar em demasia sem protetor) acabam por retirar carga dos fios, deixando-os assim negativamente carregados. E por consequência os fios tendem cada vez mais terem cargas iguais, acabando assim em se repelirem, afinal cargas iguais se repelem.

Cabelo eletrizado por Eletrostática
Hoje existem até mesmo tratamentos específicos para esse tipo de problema, que visam equilibrar as cargas do fio. E com certeza você já viu ou ouviu falar em secadores com carga de íons, chapinhas com íons e outros eletrônicos que prometem dar cargas nos fios com íons positivos. Eu não vou falar se são bons ou não porque ainda sou cético com relação a isso, mas vale o registro.

Veja também:

Com certeza você já teve cabelos eletrizados negativamente. Ou você nunca teve aqueles "fiozinhos" para o alto que te incomodavam ou incomodam muito?

Para resolver esse problema evite escovar os fios sem um bom protetor capilar e faça hidratações regularmente, com produtos que tenham o Ph baixo.

Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.