Postado dia 09 julho 2012

Como Recuperar um Cabelo Danificado




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Que grande parte das pessoas danificam os cabelos, seja por química mal feita seja por falta de cuidados necessários, isso todo mundo sabe. Mas e como recuperar um cabelos danificado? isso é o que parte dessas pessoas procuram. Visando isso resolvo dar dicas, que não será somente nessa matéria, para a recuperação dos cabelos de um modo geral.


Fio de verdade

Existem vários tipos de cabelo danificado: o que foi danificado por uso excessivo de secador e chapinha sem proteção devida, o que foi à praia sem tomar cuidados necessários, o que passou por química de relaxamento, o que passou por química de descoloração, outro é o que sofreu tintura em cima de tintura acumulando assim porosidade, enfim, vários são os motivos e pretendo fazer uma série para ajudar vocês.

Antes de continuar quero sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

Entende-se por cabelo danificado aquele que em sua estrutura sofreu uma agressão a qual ele, se submetido à um novo procedimento não suportará ou já se danificou completamente por ter passado por uma agressão a qual não suportava naquele momento.

Os requisitos básicos para se recuperar um cabelo é saber como ele está, como ele estava (histórico capilar) e o que foi feito nesse meio. Somente assim podemos dar um diagnóstico preciso para poder recuperar um cabelo danificado.

Por isso é necessário que voce saiba o minimo sobre a estrutura do cabelo em relação à sua recuperação. Para isso leia uma matéria mais antiga sobre tratamentos capilares em geral para você saber o básico do básico para pode entender a sistemática:



Para recuperar um cabelo danificado será necessário:
  1. Identifcar o motivo pelo qual está danificado: descoloração, relaxamento, excesso de tintura, uso excessivo de secador e chapinha sem proteção, praia;
  2. Identificar como o cabelo estava antes de danificado: como exemplo se o cabelo antes de relaxar tinha luzes, se antes de ir para a praia ele era relaxado ou tinha progressiva, se antes da tintura ele já tinha outras tinturas seguidas uma em cima da outra;
  3. Ter disposição para deixar de lado o que causou o dano: se você está com o cabelo danificado por que fez uma química então deverá saber que não poderá, durante um tempo, fazer novamente essa química, ou outras parecidas, deverá antes, recuperar o cabelo.
  4. Estar disposta(o) a mudar o visual: há casos em que será necessário a mudança de visual, como por exemplo, cortar um pouco o cabelo.

Identificando os itens acima, aí sim poderá ser procedido perfeitamente a recuperação dos cabelos danificados.

E para quem tem os cabelos danificados por qualquer fato que eu citei acima, irei fazer algumas matérias na sequencia mostrando como recuperar cada cabelo com cada tipo de dano específico.
Não tem como falar de todos os tipos somente nesta matéria, senão iria virar um livro. Aproveite e já divulgue para quem você conhece e que precisa de dar uma levantada no visual.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.