Postado dia 04 julho 2012

Como Tirar a Oleosidade do Cabelo




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Veja que não coloquei o titulo como "Como acabar com a oleosidade do cabelo" mas sim o titulo que voce viu. E porque? Tem um motivo, e é o que vou explicar nessa matéria e aproveitar para fazer algumas indicações.

Oleosos, como resolver?
O cabelo oleoso fica assim devido a uma disfunção na camada hidrolipídica, também conhecida como manto hidrolipídico. Essa camada é a responsável pelo balanceamento entre óleo, ou sebo, e o suor.
Quando a produção de óleo pelas glandulas sebáceas é muito superior ao necessário o cabelo acaba por ficar oleoso, pegajoso, extremamente brilhante na raiz.

Isso é um problema para alguns, desconforto para outros.

E no titulo eu disse como tirar a oleosidade do cabelo, e nao como acabar com a oleosidade, pois para acabar com a oleosidade tem que ser atacado a causa e nao o efeito, ou seja, há que se descobrir o que está causando a oleosidade excessiva dos fios.

Eu já tinha falado a respeito de oleosidade em outra matéria:

Dentre tantas possibilidades eu cito aqui algumas:
  • Alteração hormonal: pode ser, por exemplo, tireóide alterada;
  • Água quente: não causa oleosidade mas a temperatura alta no couro cabeludo pode fazer com que o cérebro interprete isso como uma agressão e produza mais óleo para proteger o mesmo;
  • Estimulação: lavar o couro cabeludo com movimentos circulares dos dedos ou ficar massageando a derme estimula a produção de sebo.
Não irei aqui esgotar as possibilidades de causas de oleosidade.

Mas como combater? Se for o primeiro item acima (que só um endocrinologista poderá diagnosticar) você irá tratar com produtos específicos.

Agora vamos para nossa área?

Não há a necessidade de usar shampoo neutro para lavar cabelos oleosos. E diga de passagem existe diferença grotesca entre shampoo anti oleosidade e shampoo anti resíduo. "Mas Marlon oleosidade não é resíduo?" NÃO! 

Oleosidade é natural, resíduo é resto de produto.

Para quem tem o cabelo oleoso não há a necessidade de lavar o cabelo todos os dias também. Você pode por exemplo lavar dia sim e dia não, e, no intervalo destes dias você deve pentear os cabelos, assim além de levar a oleosidade para o meio (porque a oleosidade possui 3 benefícios até certo ponto) você retira um pouco da raiz ficando assim menos densa a oleosidade.

Esqueça o talco. É brega e nojento! Ninguém quer uma massa de biscoito de polvilho na cabeça né!!!

Aqui eu indico os 4 melhores shampoos para cabelos oleosos:
  • Shampoo Homem (Marie Solti) inclusive para mulheres
  • Pure Resource (L'Oreal)
  • Scalp Relief Oil Detox (Redken)
  • BC Deep Cleansing (Schwarzkopf)
Esses são os que eu já usei e recomendo.

Quanto ao uso de condicionadores, devem ser usados. 

Logicamente que cerca de 5/6 dedos de raiz não devem nem ver a cor do condicionador, mas o restante do fio deve ser sim condicionado, e aí a questão é como está esse fio em meio e pontas.

Se estiver ressecado o condicionador será para cabelos ressecados, se for um cabelo rebelde então o condicionador será para cabelos rebeldes, e assim em diante.

Essa matéria foi sugestionada no Facebook em nossa página de fãs. Quer sugestionar uma? Curta a página e sugira.

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.


Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.


Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.