Postado dia 06 julho 2012

Por que o Cabelo Clareia na Praia?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Sei que existem meio milhão de assuntos para se desenvolver dentro da área de cabelos. Mas ao invés de ficar preocupado com o que as pessoas querem ler eu resolvi falar de algo mais técnico, que é o que gosto. E creio que vocês também irão gostar: Por que o cabelo clareia quando vou à praia? Vamos ver a explicação?

Loiro na praia = desbotamento?

O cabelo para clarear precisa ser ter os pigmentos, sejam naturais ou artificiais, oxidados. E quem promove essa oxidação é o oxigenio. Por isso quando vamos descolorir um cabelo com tinta ou pó descolorante, pasta descolorante, temos que usar água oxigenada, também conhecida como peroxido de hidrogenio.


Se você gostaria de saber sobre produtos para proteger os cabelos na praia então veja:



A agua oxigenada faz com que o oxigenio clareie o pigmento presente no fio.

Então por que o cabelo clareia na praia se nao estou usando água oxigenada? Por causa do oxigenio.

Nao entendeu? Então vamos lá. A agua é H2O, ou seja, hidrogenio e oxigenio. E o ar tambem tem oxigenio. E essa quantidade de oxigenio presente na água bem como no ar quando em contato com o calor tende a se expandir. É exatamente aí que está a chave da questão.

Voce está em um lugar com água, e diga-se de passagem uma água mais salina e portanto mais propensa a abrir as cuticulas do cabelo, e também neste lugar há o oxigenio do ar e juntamente com esses dois tem lá o sol escaldante.

Esse sol escaldante quando em contato com o ar, a água e o cabelo, faz o oxigenio se expandir clareando assim os fios. Isso é natural em cabelos virgens ou coloridos.

Como evitar? Falarei no proximo post.

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.


Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.


Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.